segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Comece com o final em mente


Defina a sua missão e os seus objetivos para a sua vida.

Você pode dizer que tem uma clara noção da onde você quer estar daqui a 1 ano? 5 anos? Ou você não faz a menor idéia? 

Começar com o final em mente significa desenvolver uma clara imagem do rumo que você quer tomar na sua vida. Para isso, é preciso traçar metas.

Por que é importante ter o objetivo final em mente? Vou te dar 2 razões:

A primeira é que você está numa fase crítica da sua vida. As decisões que você tomar hoje podem afetar seu futuro para sempre. Por exemplo: você quer cursar faculdade ou abrir seu próprio negócio? Que tipo de amigos você vai manter? Você vai traficar drogas? Se juntar a um grupo que só se mete em encrenca? Vai começar a namorar? Você vai beber, fumar, ter relações sexuais antes do casamento? Quais valores você vai defender (e praticar)?

A segunda razão porque é importante tomar decisões AGORA é que se você não decidir o seu futuro, alguém vai decidir por você. Como disse uma vez Jack Welch, ex-executivo da General Electric (GE) e empresário desde a adolescência, "Controle o seu próprio destino ou alguém o fará por você." 

"Quem?" Talvez você pergunte. Talvez seus amigos, família ou a mídia. Você quer que seus amigos escolham seus valores por você? Você talvez tenha pais maravilhosos, mas será que são eles que devem definir os planos para sua vida? Seus interesses podem ser muito diferentes dos deles. Você quer adotar os valores mostrados nas novelas, revistas e filmes?

Páre de viver sem rumo, como um "Maria vai com as outras". Não atrase mais a sua vida.

"Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar? Para que não aconteça que, depois de haver posto os alicerces, e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a escarnecer dele, Dizendo: Este homem começou a edificar e não pôde acabar". Lucas 14:28-30

Nenhum comentário:

Postar um comentário