segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Estrutura!




Construa uma estrutura sólida, que seja resistente e à prova de tempestade.

Existe uma fábula sobre um jovem que foi a Sócrates, o grande sábio, e falou:

"Eu quero saber tudo o que você sabe."
"Se este é seu desejo", disse Sócrates, "segue-me até o rio."
Cheio de curiosidade, o jovem seguiu Sócrates até o rio mais perto.
Ao sentarem à beira do rio, Sócrates disse: "Olhe o rio e me diga o que você vê."
"Eu não vejo nada", disse o jovem. "Olhe mais perto", respondeu Sócrates.
Conforme o jovem se debruçou para chegar mais perto da água, Sócrates o pegou pela cabeça e a afundou na água.
Os braços do jovem se moviam descontroladamente numa tentativa de se salvar de um afogamento, mas Sócrates o mantinha submerso.
Quando o jovem já estava a ponto de se afogar, Sócrates o puxou da água e o colocou à beira do rio.
Tossindo, o jovem suspirou, "Você está louco, homem? O que você quer fazer, me matar? "
"Quando eu estava forçando a sua cabeça dentro da água, o que você mais queria naquele momento?", perguntou Sócrates.
"Eu queria respirar. Eu queria ar! ", respondeu ele.
"Nunca cometa o erro de pensar que a sabedoria vem com facilidade, meu jovem amigo", disse Sócrates.
"Quando o seu desejo de aprender for tão intenso quanto o seu desejo de respirar ainda há pouco, então pode me procurar novamente."

A moral da história é clara. Nada na vida vem com facilidade. Você tem que pagar o preço! Todo mundo tem que pagar. Escreva isso. Memorize. Sublinhe essa frase. Não há entrada grátis! Quanta ingenuidade do jovem pensar que ele poderia ganhar uma vida inteira de conhecimento sem o menor esforço. 
Mas quando pensamos que nós podemos ter um bom emprego e um futuro promissor sem pagar o preço para desenvolver uma mente forte, não estamos sendo tão ingênuos quanto esse jovem? 
Na verdade, pagar o preço para obter uma boa educação pode, facilmente, ser uma das coisas mais importantes que você pode fazer na sua vida. A maneira como você usa essa massa cinzenta que você tem entre as suas orelhas é mais importante do que qualquer outra coisa que você virá a fazer. Se você não se vê ganhando um salário de miséria, vivendo na casa dos seus pais aos 30 anos de idade, é melhor você começar a pagar o preço agora. 
Por isso, começe a investir na sua formação. Formação não é apenas ir à escola todos os dias e fazer todos os seus deveres de casa. É mais do que isso. É desenvolver suas habilidades, adquirir conhecimentos e saber lidar com qualquer situação que surge no seu caminho. 
Aprender uma língua estrangeira, a tocar um instrumento, ler, ouvir o noticiário e ter conversas inteligentes com amigos e adultos são algumas das coisas que você pode adicionar ao seu projeto de vida, a fim de construir uma estrutura mais estável e resistente. 
Você já se perguntou alguma vez como Deus planejou que as coisas fossem? Nós nascemos, aprendemos a andar, e depois a falar. Isso é a infância. Depois disso, vem a adolescência. É quando nós devemos avançar nossos conhecimentos e adquirir habilidades que nos ajudarão a ter uma vida adulta digna. Essa sequência faz bastante sentido, não?! 
Com certeza! Mas muitos jovens não percebem isso. Eles se distraem facilmente. Eles querem namorar, aproveitar a vida ao máximo e só pensar no aqui e agora. Eles colocam a carroça na frente dos bois! 
Seja inteligente. Não se deixe enganar. Basta analisar a sua vida, o que vai acontecer com a sua estrutura se uma tempestade vier?

Nenhum comentário:

Postar um comentário